Um experimento efetuado pela Universidade de Georgia, nos USA (veja a íntegra do estudo clicando aqui), comprova a velha afirmação: "Os homóbicos sentem ódio, repulsa ou nojo dos homossexuais porque não conseguem conviver com o próprio desejo homossexual, por isso sentem a necessidade de exterminar qualquer ameaça, negando ou odiando a homossexualidade".
Esta afirmação já tem respaldo de um ramo da psicologia que afirma que todo ser humano tem um desejo homossexual, mesmo que em níveis diferentes, tempos diferentes e variando de pessoa para pessoa, mas (sim) trata-se de algo natural do homem.
O estudo americano se baseou na associação da imagem homossexual & excitação. Para entender melhor, a experiência reuniu um grupo de 64 homens heterossexuais que foram perguntados o quanto se sentiam confortáveis ao redor de homens gays ou presenciando cenas homoafetivas. Daí foi dividido em dois, de acordo com os seguintes resultados:
Grupo 01, aqueles que se mostravam incomodados, enojados ou desconfortáveis (35 participantes);
Grupo 02, aqueles cujo o conforto social era indiferente à homossexualidade alheia, ou seja não se sentiam desconfortáveis ou enojados (29 participantes).
A partir daí se iniciou o teste da seguinte maneira, todos os homens foram colocados em salas privativas para assistir à vídeos com cenas de afetividade e sexo com duração de quatro minutos cada: um contendo cenas de sexo entre um homem e uma mulher; outro, entre duas mulheres; e o último, entre dois homens.
Durante a sessão, um dispositivo foi ligado ao pênis de cada participante para medir o nível de excitação sexual de cada um. Tal dispositivo era capaz de identificar a excitação sexual sem confundi-la com outros tipos de excitação, como nervosismo ou medo, através do aumento do pênis (ereção).
Sem grandes surpresas os resultados mostraram que enquanto assistiam aos vídeos de sexo heterossexual ou lésbico, tanto o grupo homofóbico quanto o não-homofóbico tiveram aumento da circunferência do pênis, o que denota excitação. Durante o filme gay masculino, apenas o grupo daqueles que se mostravam incomodados, enojados ou desconfortáveis com os homossexuais (Grupo 02), exibiu sinais de excitação sexual, ou seja, tiveram ereção.
O resultado da pesquisa então mostrou que a homofobia está intimamente ligada à não auto-aceitação do desejo homossexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário