Orientação Sexual:
A orientação sexual indica qual o gênero (e.g. masculino e feminino) pelo qual uma pessoa se sente preferencialmente atraída física e/ou emocionalmente.
Identidade de Gênero:
Se refere ao gênero em que a pessoa se identifica como sendo um homem, uma mulher ou se ela vê a si como fora do convencional. Não se restringe ao sexo biológico que apresenta ao nascer. O número de variáveis envolvidas é infinitamente maior do que simploriamente supõe o senso comum. Não é atrelado à orientação sexual.
Homossexualidade:
A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade, sendo também encontrada em muitas espécies animais.
Transexuais:
Indivíduos que possuem o sexo biológico em não-conformidade com seu sexo psicológico. Ex. homens que nasceram homens, com genitália e gônodas do sexo masculino, mas possuem "psique" e alma totalmente femininas. Corpo de homem, numa mulher. Podemos também ter uma mulher biologicamente feminina, quanto à sua constituição biológica, mas que encontra dentro de si e na sua essência,um homem. Muitas vezes chegam até à cirurgia de readequação genital.
Travestis:
São indivíduos que se travestem com vestimentas do sexo oposto e que além disso exteriorizam os caracteres secundários, tais como voz, corpo, etc, deste sexo antagônico.
Os travestis mantém o chamado “vínculo” com o sexo de origem. Ou seja, tem algo que os prende ao seu sexo biológico de nascimento.
Crossdresser:
Trata-se dos mesmos casos dos indivíduos que sendo de um sexo, se vestem como o do outro. A diferença é que o CD, não assume publicamente uma identidade social feminina. Portanto não fará uso de hormônios e e nem de cirurgias corretivas em seu corpo, pois em sua rotina diária, tem uma vida condizente com seu sexo biológico. Os hormônios até poderão fazer parte de sua vida, mas até o limite em que sua identidade social não seja afetada. Os crossdressers podem ter tendência hetero, homo ou bissexual.
Drags:
Podem ser homens (que se vestem de mulher), como é o caso das "drag queens", ou mulheres (que se vestem de homem), como é o caso das "drag kings". O que realça esta particularidade na sua maioria é o exagero pela figura que busca. A drag queen realça de maneira exacerbada a forma e o fenótipo feminino. A drag king, o masculino. Na maioria dos casos, as drags não buscam parecer-se com o sexo de "montaria" durante o seu cotidiano.